domingo, 29 de novembro de 2009

Blaze >> Recomendado <<

O Blaze, de programação nacional, é um application launcher que faz tudo o que os seus homólogos fazem e ainda consegue tolerar erros de escrita e automatizar tarefas repetitivas únicas, parece exagerado, mas acreditem que não o é, cumprindo o que promete na realidade!
Hoje em dia, com o aumento do número de aplicações disponíveis e da capacidade de armazenamento dos computadores modernos, temos tendência a instalar muitas aplicações, até mesmo na expectativa de as vir a utilizar no futuro.
Os application launchers, como o Launchy, ajudam-nos a procurar estas aplicações. O próprio Windows Vista e Seven apresentam um menu iniciar que nos permite procurar aplicações e documentos. Contudo, estas aplicações apresentam algumas limitações:
a)      Não toleram erros de escrita.
b)      Só aceleram tarefas repetitivas bem conhecidas, como lançar aplicações.
Contudo, nós não somos perfeitos e cometemos erros de escrita. Para além disso, existem muitas outras tarefas repetitivas que surgem do uso diário e que deveriam poder ser automatizadas.
Imaginem que pretende lançar o Mozilla Firefox. Escrever “fir” num application launcher regular basta:
blaze-01-kerodicas
Mas e se escrever “fierfox”, em que se trocou o ‘i’ com o ‘e’, por engano? Um application launcher normal não conseguiria achar a aplicação pretendida, mas o Blaze consegue:
blaze-02-kerodicas
Aliás, pode ser bem mais criativo, que o Blaze irá conseguir perceber o que pretende lançar:
blaze-03-kerodicas
Tal como os seus homólogos, o Blaze faz muito mais: cria e-mails instantaneamente, pesquisa na Web e no disco rígido, faz contas e muito mais.
Mas onde o Blaze se destaca mesmo é por conseguir automatizar as tarefas repetitivas únicas que surgem do dia-a-dia.
O Blaze observa cada acção que você faz. Sempre que ele detecta que está a fazer uma tarefa repetitiva, o seu ícone na barra de tarefas acende:
blaze-04-kerodicas
Daí, basta carregar duas vezes no CapsLock para que o assistente do Blaze apareça e lhe mostre o que pode fazer por si.
A título de exemplo, imagine que descarregou 50 fotografias da sua câmara digital para o computador e que notou que estas apresentam nomes estranhos:
blaze-05-kerodicas
Por isso, gostaria de mudar os nomes das fotografias para algo que lhe fizesse sentido, como de “03092008(001).jpg” para “Férias Verão 01.jpg”, de “03092008(002).jpg” para “Férias Verão 02.jpg” e assim sucessivamente. Sem o Blaze, só teria duas formas de fazer isto: ou fazia à mão, o que demoraria mais de 10 minutos, ou teria de descarregar uma ferramenta especializada e gastar tanto tempo a aprender a mexer com ela como gastaria a fazê-lo você mesmo.
Com o Blaze, basta mudar o nome às primeiras 3 fotografias, que ele irá perceber o que pretende fazer. Após mudar o nome a três delas, o Assistente do Blaze sugere-lhe:
blaze-06-kerodicas
O que era precisamente o que queria. Basta agora carregar no Enter e ele mudará o nome às restantes 47 fotos por você. Isto não demorou mais de 30 segundos.
O Blaze não actua só sobre o sistema de ficheiros. Ele automatiza tarefas sobre qualquer aplicação, como o Microsoft Word, Excel ou até mesmo o Windows Live Messenger.
Para mais exemplos, consulte o Guia do Blaze ou a sua página oficial.
O Blaze é compatível com Windows XP, Vista e Seven e está sobre intensivo desenvolvimento. Por isso, novas features surgem semanalmente.

os créditos deste artigo são na totalidade do programador do Blaze, o Gabriel Barata.
Via KeroDicas